segunda-feira, 26 de maio de 2014

10 coisas que você deve fazer pelo bem-estar do seu corpo


Há muitas coisas na vida que podemos trocar. A roupa que usamos, o emprego em que trabalhamos, as pessoas com quem nos relacionamos, a casa onde moramos, nossos hábitos… Mas o nosso corpo é único e é nele que viveremos até o final de nossas vidas, nunca poderemos substituí-lo por outro. É motivo suficiente para entendermos que é fundamental ter como prioridade cuidar bem do nosso e tratá-lo com total respeito.
bem estar do corpo
Além dos cuidados básicos que todos já conhecemos, como alimentação, proteção solar, visitas ao médico, postura correta, entre outros, há algumas outras pequenas ações para você incluir na sua rotina que beneficiam, e muito, o seu corpo. Essas atividades não devem ser feitas apenas quando você sentir dor ou desconforto. O ideal é aplicá-las no seu dia a dia,  justamente para desenvolver e aumentar seu bem-estar e prevenir incômodos futuros:
1) Abrir os dedos dos pés – Principalmente quem passa boa parte do dia com sapato fechado, pois os dedos passam muito tempo apertados, fora de sua posição normal. Esse alongamento é bom porque pode ser feito sempre que você lembrar, se estiver com um calçado que dê pra tirar e colocar rapidamente, fica fácil de fazer a qualquer momento e em qualquer lugar. Tire o sapato e abra os dedos para fora, faça um pouco de força pra alongar bem e fique assim por um minuto. É suficiente para relaxar e aliviar o aperto dos pés.
abra os dedos dos ps
2) Dormir na posição certa – A posição mais indicada para dormir é de lado, com o travesseiro posicionado sob a cabeça (e não sob os ombros) em uma altura que a cabeça encaixe certinho entre ele e a cama. E a melhor maneira de posicionar os joelhos é dobrando-os levemente. Dormindo desta forma você evita dores nas costas e no pescoço e descansa melhor as pernas.
3) Alongar TUDO - Pescoço, coluna, braços, ombros, joelhos, pernas, virilha, mãos…O alongamento tem muitos benefícios para o corpo: ajuda a eliminar as tensões, diminui dores musculares, ativa a circulação sanguínea, melhora o posicionamento da coluna, auxilia o funcionamento dos órgãos, aumenta a flexibilidade e a disposição, entre outras vantagens. O ideal é fazê-lo várias vezes ao dia e alongar o corpo inteiro, fazendo movimentos leves e mantendo-os por alguns segundos.
4) Ouvir os sinais que seu corpo te dá – Dores de cabeça, na coluna, nos joelhos, nas mãos, ombros ou em qualquer outro lugar, assim como insônia, cansaço, espasmos, manchas na pele e tudo o que aparece de diferente no seu corpo são sinais. Eles sempre significam alguma coisa, tanto coisas graves como problemas solucionáveis ou coisas passageiras que não são preocupantes, mas é muito importante prestar atenção a estes avisos e descobrir a causa deles. Mesmo que não seja nenhum grande problema, dores e outros incômodos atrapalham o bem-estar do corpo e geram stress e falta de energia. Se quiser se sentir bem, é bom cuidar.
5) Ir a um quiropraxista – Muita gente acha que a quiropraxia serve apenas para tratar dores e problemas de coluna. Na verdade, ela não só trata, mas também previne que surjam enfermidades e doenças na região e pode ser a solução para outros problemas, como ATM (distúrbio da mandíbula), doenças nos joelhos, tensão, artrose, depressão e até dores de cabeça. Pelo menos uma vez na vida é importante ir a uma clínica de quiropraxia para ser avaliado, mesmo sem nenhum problema aparente. O ideal é que seja feito um acompanhamento durante toda a vida com um profissional da área para evitar problemas comuns causados pela idade, esforço físico, stress e outras razões.
quiropraxista
6) Cuidar bem da coluna e dos joelhos – Atenção especial para estas duas partes do seu corpo, que são responsáveis por duas coisas muito importantes: manter você em pé e realizar movimentos. Nunca force-as além do seu limite e procure um médico todas as vezes em que sentir dor nestes locais. Quando se fala em problemas de coluna e joelhos, frequentemente relacionamos à idade avançada, mas descuidar deles pode trazer problemas desde muito cedo, que se agravarão ainda mais com a idade.
7) Usar roupas e sapatos confortáveis – Sentir desconforto nos pés cansa, estressa, desanima, causa bolhas, joanete e até problemas mais graves. Calças apertadas incomodam na hora de sentar e deixam uma marca na barriga que é extremamente difícil de perder. Blusas que ficam saindo do lugar precisam ser ajustadas toda hora e atrapalham o que quer que você esteja fazendo. Roupas e sapatos desconfortáveis, por mais bonitos que sejam, são péssimos para o seu bem-estar. Se quiser se sentir bem, priorize o conforto.
8) Mexer-se – Não adianta reclamar, se você quer ter um corpo equilibrado e saudável, tem que fazer exercícios com frequência, pro resto da sua vida. Eles vão te proporcionar saúde e resistência, diminuir a incidência de dores, melhorar a sua postura, ajudar a regular o sono e o funcionamento dos seus órgãos e te dar energia. Nosso corpo foi feito para se movimentar, se você não o fizer, em algum momento ele responderá a esta falta.
9) Andar descalço – Especialistas defendem que o contato dos pés com a grama ou a terra ajuda a equilibrar o nosso corpo, pois ficamos em conexão direta com a energia natural do planeta, o que estabiliza o sistema elétrico do nosso corpo. A terapia, chamada de “aterramento”, pode ser capaz de prevenir e auxiliar na cura de doenças. Outro benefício de andar descalço está relacionado às terminações nervosas dos pés ligadas a órgãos internos que são estimuladas durante o contato. Ao caminhar, o estímulo auxilia o funcionamento dos órgãos. Além de tudo isso, é muito agradável e relaxante a sensação de tirar os sapatos e pisar diretamente no chão, principalmente nos dias de calor.
ande descalco
10) Descobrir quanto tempo de sono você precisa – Não existe um consenso dos especialistas sobre quanto é o tempo ideal de sono para todas as pessoas. No geral, os médicos dizem que oito horas é o ideal, mas, mais importante do que isso, é analisar o que o seu corpo precisa, e perceber quanto tempo de sono é necessário para que você se sinta bem no dia seguinte, durante todo o dia.

Não a nada melhor do que esta estar de bem com o seu próprio corpo!
fica a dica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário